Jump to content
V!c†o®

Conexão ADO (com MSSQL e MYSQL)

Recommended Posts

Olá pessoal, este é meu primeiro tutorial, vi que o fórum carece de informações sobre banco de dados com o Autoit, então resolvi compartilhar um pouco do que eu sei e utilizo sobre o tema.

Antes de tudo, queria apenas deixar uma observação. Até o momento eu só trabalhei em cima de BDs feitos no MYSQL OU MSSQL, não utilizei e nem precisei utilizar o SQLITE, portanto não tenho conhecimento aprofundado sobre o mesmo e não faço idéia se é possível realizar integração do SQLITE com o MSSQL, ou MYSQL, ou outro SGBD. Utilizei a solução abaixo pois já a conhecia antes de mexer no Autoit.

Informe: Para quem não sabe, “O ADO (ActiveX Data Objects) é um mecanismo Component Object Model criado pela Microsoft onde os programas o utilizam para a troca de informações com as bases de dados.”

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ActiveX_Data_Objects

Agora mãos na massa! Primeiramente devemos verificar se temos o ODBC (Open Data Base Connectivity) do SGBD(Sistema de gerenciamento de banco de dados) que vamos utilizar seja MSSQL, ou MYSQL. Para isso, segue os passos :

1 – Pressionar “winkey” +”r” (abre o executar do windows) ;

2 – Digitar “odbcad32.exe” e pressionar “Enter” - Irá abrir a janela de “Administrador de fonte de dados ODBC”;

3- Clicar em “Drivers” ;

origenes-de-datos-odbc-drivers.jpg

fonte da img: http://www.teayudo.es/conectar-un-base-de-datos-access-a-un-servidor-mysql-mediante-odbc/en/

4 – Verificar se a lista contém o driver do SGBD (no nosso caso, do MSSQL ou do MYSQL) a utilizar. Se já tiver, guarde o nome exatamente como está na lista pois vamos utilizá-lo + p/ frente no script. Se não tiver, procure, baixe e instale.

*importante: De preferência baixe a mesma versão do drive utilizada pelo servidor da base de dados

No script :

Conexão MSSQL: