Jump to content
Belini

Receber dados no pc via Bluetooth

Recommended Posts

Existem varios dispositivos que conseguem receber dados via bluetooth e eu queria fazer o mesmo no pc especificamente para receber arquivos de aúdio e vídeo e quando receber um arquivo executá-lo automaticamente, esta ultima parte de executar é fácil porém não sei por onde começar para receber o que for enviado ou qual tipo de receptor bluetooth preciso ter plugado no pc, alguém já tentou ou sabe se é possivel fazer o que quero?

Eu já tive algumas experiencias com bluetooth pc + android, até consegui tanto enviar como receber dados entre os dois.. o que me barrou é que não consegui uma conexão "direta" entre os dispositivos, necessitando antes da troca de arquivos parear os dois dispositivos, já o conector bluetooth vc pode usar qualquer um destes usb's xing-ling que vai de boa, o unico inconveniente mesmo é: ter que deixar os dois (pc e android) "visivel" e parear antes de usar, pelo menos aqui não consegui resolver isso, quem sabe agora com este tópico resolvemos isso.

Olá.

O pareamento, como todos já sabem, é uma barreira que existe por questões de segurança, para que nenhum equipamento possa se conectar com outro e ter acesso aos seus recursos sem pelos menos uma autorização.

Estamos acostumados a conectar em redes ponto-a-ponto sem muita firula (nossas redes normais do dia-a-dia entre computadores) e achamos estranho que haja necessidade de "confirmação" para poder se juntar a uma rede protegida.

Porém este comportamento deve-se a alguns fatores que originalmente (em rede P2P) nós ignorávamos. Por exemplo, até hoje, para poder conectar em uma rede é necessário uma estrutura física (como cabo de rede, acesso ao hub/switch, etc) e eventualmente alguma configuração. Partindo deste princípio, qual o sentido de "impedir" o acesso de quem teve todo este trabalho para conectar?

Mas quando gradualmente fomos migrando para redes wi-fi, onde a conexão já não depende mais de cabeamento, ou seja, basta "estar na área" de cobertura daquele wi-fi e já podemos nos conectar. Daí surgiu a necesidade de termos a "senha" do wi-fi (início dos procedimentos de segurança), onde em teoria, há pelo menos alguém que passa a senha, que faz o trabalho (ou deveria) de permissão para se juntar na rede.

O que a maioria não percebeu (e ainda não percebe) é que apenas as senhas de wi-fi não bastam para dar segurança à rede. É muito comum atualmente, encontrarmos em trocentas redes abertas, a maioria nos estabelecimentos comerciais ou de serviços (médicos, dentistas, etc) onde a senha é visível (placas, facebook) e estas redes estão permitindo a todos que nela se conectem poderem utilizar quaisquer recursos desta mesma rede, ou seja, qualquer pessoa com um celular pode acessar os documentos, impresoras e quaisquer outros recursos que a rede disponha.

Eu pessoalmente utilizo desta artimanha para vender meus serviços em muitos consultórios médicos e lojas, demonstrando a facilidade do vazamento de dados e informaçòes condifenciais. A maioria destes clientes (99%) não tem noção que a rede deles está completamente aberta! Claro que ao mesmo tempo, por outro lado, são pouquíssimas pessoas que detém o conhecimento para fuçar na rede (por exemplo nós aqui do fórum ou qualquer outro programador). A maioria das pessoas que se conectam pela senha do wi-fi nas redes comenricais que existem hoje é para poder utilizar a internet mesmo.

Já com o advento das redes "remotas", onde o usuário pode se conectar na rede interna (intranet) através da rede externa (internet), começaram a surgir procedimentos, protocolos e programas para "limitar" esta conexão, como VPNs e autorização de conexão (protocolo de confiança), muito utilzado até mesmo em redes internas através do Active Directory. Ou seja, o procedimento de autorizar um equipamento a ter acesso à rede (ou a outro equipamento) não é novidade. E agora neste mundo completamente w-fi então...

Agora imagina a zona que seria se qualquer telefone se conectasse com qualquer outro através do Bluetooth e poderia ter acesso a qualquer informação, foto e vídeo que tiver no telefone alheio. E se alguém estivesse fuçando no seu telefone? Quais segredos e nudes acharia? kkkkk

Mas vamos conversar mais, também me interessa essa questão de usar o Bluetooth para conectar e conversar entre dispositivos. Parabéns pela iniciativa, Belini.

Manimal você esta certo em ter segurança na rede wi-fi, bluetooth ou outras abertas, e isso é mais que normal, principalmente hoje em dia em que qualquer um com um simples app android pode fazer estrago na rede de uma loja, clínica etc... Mas meu comentário foi de que mesmo eu querendo deixar o bluetooth "aberto" não consegui esta proeza rsrs, vou dar um exemplo do que quis fazer aqui. Aqui em casa tem uma caixinha de som com bluetooth destas xing-ling (foto) e esta caixinha para conectar o celular basta apertar o botão mode até a caixinha fazer um som, neste momento ela fica em standby bastando abrir o bluetooth do celular e parear sem senha, sem confirmação nem nada, então o que queria fazer era deixar no pc rodando um script que ao apertar uma tecla o mesmo ficaria por alguns poucos segundos esperando a conexão de um outro aparelho por bluetooth, mas sem senha ou mesmo ter que confirmar a conexão no pc.. e isso não achei uma forma de fazer, pelo menos por enquanto.

66325434_1GG.jpg

@mutleey fazer o que vc falou seria o ideal prá mim também pois minha intenção é colocar esta função na minha máquina caseira e implementar para quem tem jukeboxes caseira também pois assim quando não houver alguma musica no catálogo da jukebox a pessoa pode pegar da internet e enviar para máquina via bluetooth, esta parte de receber dados via bluetooth já seria um ponto de partida prá mim, vc pode compartilhar esta parte do seu código?

Belini como disse eu fiz testes, usei o que achei no forum americano e como não obtive exito acabei que fui testando e deletando.. não manjo muito de conexão bluetooth então a ideia era achar "algo" que funcionasse e a partir dai modificar para o que eu queria, como não achei nada que resolvesse isso deixei de lado.. mas vou procurar aqui ver se tenho os arquivos que testei na época e posto aqui pra dar um "start" em resolvermos isso.

Olá.

@mutleey nem esquenta. Meu comentário foi no sentido de que o formato Bluetooth foi desenvolvido já pensando nesta questão do pareamento obrigatório por motivos de segurança. E eu estava apenas apresentando uma seqüência cronológica dos modelos de segurança de rede. Do totalmente aberto até o atual padrão.

No seu caso, a caixinha xing-ling tbm exige o pareamento. A função senha é quando vc precisa conectar "manualmente" ao dispositivo. A conexão automática (sem senha) é o pareamento por hardware. Vou usar o exemplo da Wi-fi. É a coisa mais normal do mundo vc chegar em um lugar e para conectar na wi-fi, vc pedir a senha e pronto. Mas poucas pessoas percebem que os modens atuais já permitem o pareamento por hardware tbm, que é o protocolo WPS.

Se vc procurar no seu modem/roteador, deve ter um botào WPS (Wi-Fi Protected Setup) que é basicamente a mesma coisa do Bluetooth, ou seja, vc aperta ele e o celular se conecta na rede wi-fi sem a necessidade de informar a senha. Este sistema foi desenvolvido om base no conceito do acesso físico, que eu falei no meu outro post). Se, em teoria, a pessoa tem acesso físico ao roteador, por exemplo então ele já estaria "pré-autorizado" a se conectar, visto que este roteador não está na vitrine, por assim dizer.

Portanto, em qualquer situação de pareamento é necessário que uma das partes, normalmente a qual vc deseja se conectar e que vc precisa ter acesso físico (apertar o botão na caxinha xing-ling, por exemplo) para permitir o acesso. Considerando que são 2 (duas) partes e que uma sempre está em "espera" (passivo, caixinha de som) e a outra em "pesquisa" (ativo, celular) sempre vai haver uma exigência de pareamento.

No nosso caso em termos de software a vantagem é que podemos ativar o pareamento via script do dong no computador, mas acho que vai depender do outro dispositivo tbm ativar o dispositivo para efetivar o pareamento. Depois disso é só curtir!

Em termos de tecnologia ou conhecimento necessário para isso, acredito que os hardwares já estão prontos para isso, tanto o pareamento como a comunicação, e nós só precisamos aprender como acessar o outro dispositivo em um nível mais de recurso mesmo. Digo isso, combatendo a minha vontade de de saber como funciona em baixo nível. Na prática, vai ser como copiar um arquivo de um ponto a outro pela rede, concordam? Agora se esta rede é LAN, WAN, IP, Bluetooth, Netbios ou o que for, não nos importa.

Olá Manimal, seus comentários foram ótimos.. e realmente de certa forma o pareamento sempre vai acontecer, como você disse ao apertar o botão (caixinha, wps etc..) estamos autorizando a conexão com outro dispositivo, agora seria interessante que pelo menos no pc ocorresse da mesma forma, ao apertar uma tecla (hotkey) o mesmo já ficaria com autorização "aberta" esperando a conexão, pelo menos aqui no meu pc eu tenho que clicar no icone tray bluetooth e primeiro ativar a "visibilidade", depois entro em outra opção pra parear os aparelhos.. olha a imagem de como faço aqui, se pelo menos conseguirmos deixar mais facil como na caixinha xing-ling já ficaria perfeito.

bluetooth.jpg

Olá @mutleey.

22 hours ago, mutleey said:

olha a imagem de como faço aqui, se pelo menos conseguirmos deixar mais facil como na caixinha xing-ling já ficaria perfeito.

Pois eu acho que isso nós conseguimos trabalhar!!! Muito boa a ideia.

Se conseguisse automatizar os 3 primeiros passos e só mostrasse o número pra ser digitado no celular já ficaria otimo!