Jump to content
Pedro Pinheiro

Multi-thread em autoit

Recommended Posts

Eu não manjo muito de multi-thread, mas alguém sabe se tem como fazer no autoit? Queria executar uma função que possui um delay de 1000ms, mas meu código não pode ter esse delay. Com o adlib eu meio que vou chamar a função toda hora sem necessidade.

Edited by Pedro Pinheiro

A função "AdlibRegister()" tem um segundo parâmetro que define a frequência (em milissegundos com padrão de 250ms) que ela será chamada.

AdlibRegister ( "function" [, time = 250] )

Parâmetros

function O nome da adlib functiona ser registrada.
time [opcional] com que frequência, em milissegundos, será chamada a função. Padrão é 250 ms.

Doc: https://www.autoitscript.com/autoit3/docs/functions/AdlibRegister.htm

Não seria isso?

Acredito que o Pedro quer ter 2 threads para não ficar usando a AdLibRegister, seja com qualquer  tempo.

Assim uma das threads seria a principal e o outra ficaria responsável pelo atendimento a um determinado evento.

Porém pelo que eu saiba AutoIt não é e nem será multi-thread (https://www.autoitscript.com/trac/autoit/wiki/AutoItNotOnToDoList), mas existem meios para "simular" isso.

Mais informações e exemplo aqui = https://www.autoitscript.com/forum/topic/177771-autoit-multithreaded/?tab=comments#comment-1311382, mas não recomendo.

Afinal, qual é a situação que vc precisaria de muti-thread Pedro? Quem sabe podemos te ajudar?

3 hours ago, Manimal said:

Acredito que o Pedro quer ter 2 threads para não ficar usando a AdLibRegister, seja com qualquer  tempo.

Assim uma das threads seria a principal e o outra ficaria responsável pelo atendimento a um determinado evento.

Porém pelo que eu saiba AutoIt não é e nem será multi-thread (https://www.autoitscript.com/trac/autoit/wiki/AutoItNotOnToDoList), mas existem meios para "simular" isso.

Mais informações e exemplo aqui = https://www.autoitscript.com/forum/topic/177771-autoit-multithreaded/?tab=comments#comment-1311382, mas não recomendo.

Afinal, qual é a situação que vc precisaria de muti-thread Pedro? Quem sabe podemos te ajudar?

Capturas de teclas de joysticks sem delay para manter a precisão e reprodução de vídeo sem que a leitura do arquivo trave a execução do programa. No caso do vídeo eu uso o adlib, mas meio que o programa sofre um pouco ao ler o arquivo, isso mais pela velocidade de leitura do HD.

Olá Pedro.

Em relação a captura de teclas sem delay, não poderia utilizar a solução apontada pelo Mutleey no tópico Aliviar uso da CPU?

Quanto à reprodução do vídeo, são muito grandes os arquivos a serem carregados?

Penso que talvez poderia haver várias alternativas (a depender da funcão de playback) como:

a) pré-carregamento

b) carregamento a partir de drive virtual (RAM)

d) re-renderização para uma qualidade inferior de vídeo (isso depende do tamanho da janela a ser mostrada)

Qual função que vc está usando para mostrar os vídeos?

On 30/05/2018 at 3:36 PM, Manimal said:

Olá Pedro.

Em relação a captura de teclas sem delay, não poderia utilizar a solução apontada pelo Mutleey no tópico Aliviar uso da CPU?

Quanto à reprodução do vídeo, são muito grandes os arquivos a serem carregados?

Penso que talvez poderia haver várias alternativas (a depender da funcão de playback) como:

a) pré-carregamento

b) carregamento a partir de drive virtual (RAM)

d) re-renderização para uma qualidade inferior de vídeo (isso depende do tamanho da janela a ser mostrada)

Qual função que vc está usando para mostrar os vídeos?

Eu fiz esse programa aqui (postei o vídeo ali em baixo). Basicamente ele abre um vídeo cada vez que eu seleciono um item novo, a média de tamanho do vídeo é de 1~3 megas, isso dá +- 200 milésimos usando HD. A unica opção que eu achei foi abrir  o vídeo em um adlib, mas mesmo lá o programa da uma travadinha quando ele for carregar.

a) Não posso pré carregar já que a seleção de reprodução é definido pelo usuário.

b) Eu não consegui executar um arquivo de vídeo direto da memória,  a quantidade de arquivos é gigantesca para jogar na memória.

d) Re-renderização...a demora na execução é baseado na velocidade de leitura do HD, então se eu ler e renderizar, mais tempo perdido

"Qual função que vc está usando para mostrar os vídeos?"
Estou com 3 em teste:

"DSEnginer.dll" feita por um usuário no forum americano. (usando essa por enquanto, não achei nenhum bug nela)
DirectShow, que é básicamente a mesma coisa do DSEnginer, mas tem uns pequenos bugs de SO para SO.
winmm.dll, a dll que reproduz vídeos.

Edited by Pedro Pinheiro

"Qual função que vc está usando para mostrar os vídeos?"
Estou com 3 em teste:

"DSEnginer.dll" feita por um usuário no forum americano. (usando essa por enquanto, não achei nenhum bug nela)

Eu também estou testando ela e gostei muito pelo fato dela abrir vídeo de qualquer resolução em tela cheia porém achei um bug quando vou abrir arquivos .cdg que precisa instalar o karaokê for directx para rodar.

Spoiler

19 hours ago, Belini said:

Eu também estou testando ela e gostei muito pelo fato dela abrir vídeo de qualquer resolução em tela cheia porém achei um bug quando vou abrir arquivos .cdg que precisa instalar o karaokê for directx para rodar.

Reveal hidden contents

Acho que pode ser por causa da configuração da janela que o vídeo está sendo executado, eu tive esse problema quando fiquei testando várias estilos na janela. Olha o outro ali, aquele que usa directShow também, só que ele é todo em autoit ao invés de ser na DLL

Edited by Pedro Pinheiro

@Pedro Pinheiro, o programa acima foi feito em AutoIt? Show de bola! Parabéns!

Lá vou eu dar uma ideia maluca...
@Manimal tem razão, AutoIt não é, e não será multi-thread...
Mas já que você precisa "ler" as teclas de algum lugar... Porque não usa um script separado para fazer isso?
Exemplo:
Em vez de querer tudo em um único script, divide as funções.

Um script apenas lê as teclas, o outros renderiza os gráficos, e quando precisar saber o estado das teclas, ele pega as informações  do primeiro, que só lê.
Ah, mas e como fazer um script conversar com outro? PIPEs, TCP/IP

Como disse, uma sugestão doida.

• Like 1

11 hours ago, Luigi said:

@Pedro Pinheiro, o programa acima foi feito em AutoIt? Show de bola! Parabéns!

Lá vou eu dar uma ideia maluca...
@Manimal tem razão, AutoIt não é, e não será multi-thread...
Mas já que você precisa "ler" as teclas de algum lugar... Porque não usa um script separado para fazer isso?
Exemplo:
Em vez de querer tudo em um único script, divide as funções.

Um script apenas lê as teclas, o outros renderiza os gráficos, e quando precisar saber o estado das teclas, ele pega as informações  do primeiro, que só lê.
Ah, mas e como fazer um script conversar com outro? PIPEs, TCP/IP

Como disse, uma sugestão doida.

Ler as teclas não é problema (joystick), eu já faço isso direto no loop com a winmm.dll, o problema é reproduzir videos sem engasgar o loop principal, o adlib ajuda, mas essa divisão que o código faz causa travamento, o único modo que eu achei foi responsabilizando outros programas para reprodução de vídeos EX: Windows Media Player em um Object Internet Explorer no programa, mas isso de responsabilizar programas de terceiros da muito problema

Edited by Pedro Pinheiro

@LuigiExcelente sugestão de dividir os scripts!

E como ele comentou existem vários maneiras de conversar de fazer um script conversar com outro, são os chamados IPC (Inter-Process Communication).

São procedimentos que utilizam de diversas técnicas para implementar a comunicação entre programas diferentes, ou no nosso caso, entre scripts diferentes.

A ideia é que nosso programa que tem um conjunto de variáveis próprias e seria muito bom que fosse possível que algumas variáveis pudessem ser "compartilhadas" com outro programa.

Porém o compartilhamento de espaço de memória (shared memory management) apesar de possível não é recomendado, inclusive no Windows existe uma camada de proteção para evitar isto chamada DEP (Data Prevention Execution). Explicar o motivo e como fazer (ou porque evitar) tomaria tempo e não é o objetivo do tópico.

Resta saber que existem vários meios de fazer isso, sendo uma das mais comuns a utilização de Pipes, que inclusive tem funções nativas no AutoIt (ver Help, User Defined Functions, NamedPipes Management).

Outro modo de fazer isso é usando MailSlot, com excelentes funções da Trancexx.

Outras maneiras envolvem compartilhamento de arquivos ou mesmo do próprio registro, ou através de protocolo de rede (TCP) e assim por diante.

É uma área ampla e interessante.

Para saber mais pesquise IPC e AutoIt, existem vários tipos e exemplos.

• Thanks 1