Jump to content
Sign in to follow this  
Belini

Colocar contorno nas letras e números

Recommended Posts

Preciso mostrar números e letras com contorno preto e até achei como fazer usando GDI mas nao queria usar assim, alguém sabe como colocar contorno nas letras sem usar GDI?

Contorno.jpg

A unica solução que achei foi colocar fonte vazada ou fazer 2 labes um em cima do outro. @Luigi ou @Manimal. Sabem me dizer pq alguns programas usam imagens ao invés de fontes? Eu imaginei que Linux não segue a lei de fonte do windows.

Edited by Pedro Pinheiro

Pergunto porque daí não seria mais fácil usar esta mesma fonte para escrever o LABEL dentro do AutoIt?

Tipo seleciona a fonte usando GUICtrlSetFont e vc já tem o efeito desejado!

Aliás, com a quantidade de fontes de quem disponível hoje, as possibilidades são infinitas... :600866:

O problema desta dica é que teoricamente vc poderia usar apenas as fontes já registradas no Windows, ou teria que registrar a fonte onde vc está instalando o programa e isto é mais complicado.

Para resolver esta situação, porque não carregar a fonte apenas para seu programa?

Basta colocar a fonte na mesma pasta onde está o seu script e mandar carregar a fonte sem instalá-la usando a função _WinAPI_AddFontResourceEx

A partir daí, basta selecionar a fonte como se fosse uma fonte normal do Windows.

Exemplo (retirado do Help):

#include <APIGdiConstants.au3>
#include <GUIConstantsEx.au3>
#include <StaticConstants.au3>
#include <WinAPIGdi.au3>

_WinAPI_AddFontResourceEx(@ScriptDir & '\Extras\SF Square Head Bold.ttf', $FR_PRIVATE)

GUICreate('Test ' & StringReplace(@ScriptName, '.au3', '()'), 400, 100)
GUICtrlCreateLabel('Simple Text', 10, 25, 380, 50, $SS_CENTER)
GUICtrlSetFont(-1, 38, -1, -1, 'SF Square Head Bold')
GUICtrlSetColor(-1, 0xF06000)
GUISetState(@SW_SHOW)

Do
Until GUIGetMsg() = $GUI_EVENT_CLOSE

;)

• Like 2

Site de procura e download de fontes está cheio...

Eu gosto do Google Fonts para meus trabalhos e apresentações, mas tem inúmeros sites...

Novamente, basta escolher a melhor fonte para seu programa e pronto!

Obrigado @Manimal, vai dar certo da maneira que vc falou, agora só vou procurar a fonte que fique melhor no meu programa!

• Like 1

Acho que o site bugou :huh: igual aconteceu com o Pedro , pois meus dois comentários sumiram desse tópico.

Pergunto porque daí não seria mais fácil usar esta mesma fonte para escrever o LABEL dentro do AutoIt?

Tipo seleciona a fonte usando GUICtrlSetFont e vc já tem o efeito desejado!

Aliás, com a quantidade de fontes de quem disponível hoje, as possibilidades são infinitas... :600866:

O problema desta dica é que teoricamente vc poderia usar apenas as fontes já registradas no Windows, ou teria que registrar a fonte onde vc está instalando o programa e isto é mais complicado.

Para resolver esta situação, porque não carregar a fonte apenas para seu programa?

Basta colocar a fonte na mesma pasta onde está o seu script e mandar carregar a fonte sem instalá-la usando a função _WinAPI_AddFontResourceEx

A partir daí, basta selecionar a fonte como se fosse uma fonte normal do Windows.

Exemplo (retirado do Help):

#include <APIGdiConstants.au3>
#include <GUIConstantsEx.au3>
#include <StaticConstants.au3>
#include <WinAPIGdi.au3>

_WinAPI_AddFontResourceEx(@ScriptDir & '\Extras\SF Square Head Bold.ttf', $FR_PRIVATE)

GUICreate('Test ' & StringReplace(@ScriptName, '.au3', '()'), 400, 100)
GUICtrlCreateLabel('Simple Text', 10, 25, 380, 50, $SS_CENTER)
GUICtrlSetFont(-1, 38, -1, -1, 'SF Square Head Bold')
GUICtrlSetColor(-1, 0xF06000)
GUISetState(@SW_SHOW)

Do
Until GUIGetMsg() = $GUI_EVENT_CLOSE

;)

@Manimal bela dica ... tem uma outra forma que é usando a fonte em Binário também , mas essa ai do Help é Show.

@Belini, será que o _WinAPI_DrawShadowText não te ajuda?

Sei que é possível mexer nas opções do shadow para mudar cor, intensidade, etc...

@Luigi

Realmente no HELP já tem muita coisa boa para usar com referência. ;)

AutoIt tem a maior documentação OFF Line ... SHOW ... Bem diferente do C++ e outras linguagens que a documentação é OnLine.

Editado: Luigi , você sabe se está função _WinAPI_DrawShadowText tem como manipular a sombra em relação a expansão , como no photoshop ?

Já vi que mover ela em relação ao texto é boa , oque falo mesmo é deixar ela bem precisa com opacidade ZERO.

Valeu.

Edited by Fábio iGames
  • Like 1

Ooou você pode escrever em GDI e depois enviar para o Control. Igual a UDF que utiliza PNG no Label, mas ao invés de imagem você escreve um texto. Dessa forma não necessita ficar redesenhando toda hora a imagem e assim economiza processo e o executável continua leve como se estivesse escrito um simples texto no label.

• Like 1

Ooou você pode escrever em GDI e depois enviar para o Control. Igual a UDF que utiliza PNG no Label, mas ao invés de imagem você escreve um texto. Dessa forma não necessita ficar redesenhando toda hora a imagem e assim economiza processo e o executável continua leve como se estivesse escrito um simples texto no label.

Eu sei disso Pedrão , usar GDI+ não pesa se usar corretamente , pois vai setar somente uma fez...

Por aqui @Luigi é o cara no GDI+ , e você está crescendo gigantescamente no GDI+ também ... :up:

As possibilidades são incríveis , e também como você disse é piscadinha Zero em labels e etc. :lol:

Eu brinco um pouco e estou tomando gosto a cada dia mais pelo GDI+. ;)

Edited by Fábio iGames