Jump to content
wjs

PixelChecksum

Recommended Posts

Gostaria de saber se de alguma forma e possível usar o PixelChecksum para retornar as coordenadas x,y de um exato ponto que mudou na região especificada.

Oi, faz tempo que eu não acesso o fórum.

Bom, a tela do computador trabalha com a origem do plano cartesiano no canto superior esquerdo do monitor. Quanto tu corre no sentido horizontal, da esquerda para a direita o teu valor da coordenada X vai aumentar.
Quando tu corre com o mouse no outro eixo, de cima para baixo, partindo da origem (canto superior esquerdo) tuas coordenadas Y vão aumentando de 0 até a coordenada máxima.

As coordenadas máximas sáo a resolução da tua tela. Existem 2 macros no autoit que te dão a resolução da tela. é o @desktopWidth e o @desktopheight
Se tu usar a função "consolewrite" tu consegue fazer esses valores aparecerem no prompt do editor do autoit.
Experimenta " consolewrite(@desktopwidth & " / " & @desktopheight) " ... isso deve mostrar 2 valores que sao as respectivas dimensões de largura e altura do teu monitor

agora, depois desses conceitos, pra usar o PixelChecksum:

a sintaxe do comando é a seguinte PixelChecksum ( left, top, right, bottom [, step = 1 [, hwnd [, mode = 0]]] )

significa o seguinte.
left = o valor X do canto SUPERIOR ESQUERDO
top = o valor Y do canto SUPERIOR ESQUERDO

right= o valor X do canto INFERIOR DIREITO
bottom= o valor Y do canto INFERIOR DIREITO

num diagrama seria basicamente

left, top _____
######|_____|
######|_____|right,bottom

sacas?

nos outros 3 parametros restantes:

step step é quantos pixels a função vai analisar enquanto ela vasculha a imagem. Para imagens muito grandes se vc por um valor maior que 1 pode melhorar a velocidade de processamento, pq isso demora um pouco hwnd hwnd é um identificador que direciona a analise para uma janela específica. Todo processo no computador tem uma handle, é como um código único que cada processo tem. mode mode eu acredito ser um parametro que permite escolher outro logaritmo de análise. EU acho que o padrão funciona bem, então nesse parametro nem precisa mexer.

Bom.. agora, pra ti analisar uma trecho da tela tu tem que ter FUNDAMENTALMENTE 2 pares de coordenadas e uma handle.
step e mode são secundários, tu só vai alterar eles se realmente precisar.

Agora, primeiro de tudo, tens que encontrar a handle da janela aonde os graficos que tu quer analisar aparecem.
Existe instalado junto com o Autoit uma ferramenta chamada "Autoit Window Info Tool"

Esse programinha é super útil, nele existe um icone que tem a forma de uma mira. Quando vc clica nele, segura, arrasta e larga na janela que vc quer analiser, ele te dá todas as informaçoes da janela.
Posição, tamanho, HANDLE! e um monte de coisa
Assim vc consegue extrair o valor da HANDLE. Bom.. agora vc tem que saber qual fatia da tela vc quer analisar.

Pra isso, eu particularmente uso uma função do autoit que me dá a posição do mouse.
Eu estaciono o ponteiro +- no canto superior esquerdo, rodo a rotina e ela me devolve o TOP e o LEFT

copio esses valores e repito o processo, mas agora estacionando no mouse no RIGHT e BOTTOM ou inferior direito!

A função é a seguinte (tirada do exemplo do manual)

Local $aPos = MouseGetPos()MsgBox("", "Mouse x, y:", $aPos[0] & ", " & $aPos[1])

Vai aparecer uma janela com as coordenadas.
LEMBRA! A ORIGEM OU 0,0 É NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA TELA. diferente do que a gente aprende na escola.

faz algum tempo que eu n uso o autoit mas acredito que os valores que a função retorna quando ela nao apresenta erros é

Success: the checksum value of the region. Failure: 0.

tu tem que brincar um pouco com ela, e ver oq acontece. Mas é basicamente isso.

Abraço! E nao desiste, autoit é ****, Super útil.

• Like 1

faz sentido o que vc disse mas não conseguir fazer ele me retornar as coordenadas do que mudou na região.