Jump to content
Luigi

Espanta cachorro

Recommended Posts

A intenção deste tópico é reproduzir o espanta cachorro do Newton C. Braga com uma pequena adaptação para o Arduino.

Problema:

Tenho uma vizinha, que possui duas cadelas: a LadyGaga e a TeteEspindola.

A LadyGaga é quieta... Não tem iniciativa alguma para latir.

A maldita da TeteEspindola, late toda a vez que a língua toca o céu da boca.

O latido dela é alto, chato, irritante...

E cansei pedir educadamente que a dona tivesse uma atitude mais efetiva.

Não posso mentir, melhorou. Mas quando ela sai de casa, ela deixa a Lady e a Tete soltas... Então começa o inferno sonoro!

A TeteEspindola começa a latir freneticamente por qualquer coisa, e então alguns minutos depois, a LadyGaga vai na onda!

Passei algumas noites vendo depoimentos de internautas no YouTube sobre o problema, alguns são engraçados, outros dão medo...

Então depois de ver como os internautas lidam com o problema, achei uma solução que vale a pena ser testada.

Nos estados unidos, existe um equipamento similar para esta função, que é vendido nas lojas, logicamente, o valor é super acessível.

No Brasil, é um verdadeiro assalto o valor do equipamento.

Então resolvi levar adiante esta ideia, com o apoio moral do @Antoni-ag.

Mas porque usar o Arduino?

Para este microcontrolador ter a capacidade de emitir (ligar o circuito) somente quando há excesso de barulho, evitando assim que o "espanta cachorro" fique ligado permanentemente e que não seja necessário uma interação humana para acionar.

Interessante também, seria criar um log de quantas vezes houve o latido, e quantas vezes foi acionado o "espanta cachorro".

Isso seria útil para descobrir qual frequência é mais "útil" na tentativa de fazer o cachorro se assustar.

Acredito, que nem todas as frequências tenham o mesmo efeito em cachorros diferentes.

Pendências:

Encontrar um twitter no mercado nacional de custo acessível

Verificar se é possível o Arduino controlar o tipo de frequência que o circuito irá gerar.

A quem interessar possa:

Gosto de bicho, e me preocupo em realizar este experimento de forma que não maltrate o animal.

Mas tudo tem limite, e há pessoas que tem cachorro que são verdadeiros folgados e preguiçosos, que não se preocupam nem um pouco com o ouvido do vizinho (ou o nariz).

Lista de materiais:

Semicondutores:

Cl 001 unidade 4093B - circuito integrado CMOS

Q1 001 unidade TIP110 ou equivalente - transistor NPN de potência Darlington - SID

D1 001 unidade 1N4148 ou equivalente - diodo de silício

Resistores: (1 /8 W, 5%)

R1 e R5 - 10 k Ω

R2 e R3 - 22 k Ω

R4 – 1 k Ω

Capacitores:

C1 - 470 nF - cerâmico ou poliéster

C2 - 1 µF x 16 V- eletrolítico

C3 - 2',2 nF - cerâmico ou poliéster

C4 - 100 µF x 16 V- eletrolítico

Diversos:

P1 e P2 - 100 k Ω - trimpot

TW – 4 ou Ω - tweeter

S1 -Interruptor de pressão

B1 - 9 V - bateria, pilhas ou fonte

Edited by Luigi
  • Like 2

estou esperando as peças chegarem do ebay...
correios é um tristeza...

De qualquer lugar do mundo para o Brasil em uma semana.
Dos correios até a sua casa em três meses!

E vai ficar pior!

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/atualidades/correios-vao-reabrir-plano-de-demissao-voluntaria-este-mes-1/?cHash=2184f5140fe26d05ccfa80b13c8c5c6e

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/correios-anunciam-plano-de-demissao-para-evitar-vazio-em-caixa-da-empresa

Edited by Luigi
  • Like 1

Esse problema com a minha vizinha do lado, eu consegui resolver o problema na conversa, foi assim:

Eu estava dormindo, numa boa, e acordei em pânico total lá por volta das 06:00 da manhã!

Os cachorros da vizinha estavam latindo feito loucos, meu estado de nervos por causa desses cachorros já não tinha mais limite.

É a pior forma de acordar, somou todos os fatores ruins, eu não tinha mais paciência, meu nível de stress estava nas alturas, tinha dormido mal, e acordado em pânico!

Fiquei uns 30 minutos deitado na cama olhando pro teto imaginado o que fazer...

Só que a adrenalina estava a mil...

O que a gente pensa com adrenalina? Nada que presta...

Fiquei deitado, contando, pensando em outras coisas, e consegui me acalmar.

Troquei de roupa, e 6:30 da manhã estava batendo palma na casa da vizinha... bati palmas por uns 20 minutos sem parar... Quando eles perceberam que eu não iria parar, veio o filho mais velho.

Eu já tinha conversado com a mãe (2x), o filho do meio (1x), mas nunca com o filho mais velho.

E calmamente falei: vamos conversar sobre o seu cachorro.

Ele respondeu: precisa ser agora? Não são nem 7 da manhã!

Eu respondi: Sim, tem que ser agora, eram 6:00 da manhã, eu estava dormindo numa boa, quando seus cachorros começaram a latir sem parar e era algo sério? Era um ladrão? Era um terremoto? Não era nada disso... Se eles podem me acordar, perturbar o meu sono, acabar com a minha manhã, eu tenho o mesmo direito de fazer isso com vocês!

Então ele limpou as gamelas do olho e ficou me ouvido...

Eu disse: eu tirei o dia inteiro de folga hoje, e em todo o lugar que eu puder ir, delegacia de polícia, delegacia ambiental, seja lá o que for, eu vou, vou reclamar em qualquer lugar...

E como as nossas casas são germinadas, a parede deles é grudada com a minha parede, mas há uma irregularidade, que nunca me incomodou, nem o proprietário anterior, eu disse, que ia até na prefeitura dar queixa da irregularidade do telhado.

Disse: eu não preciso fazer nada disso, o problema do telhado não me incomoda, mas como não tenho sossego, e o direito de vocês terem um cachorro está passando por cima do meu direito de ter sossego, eu vou fazer tudo o que eu puder para incomodar!

Ontem mesmo, falei com uns policiais da guarda municipal o que eu poderia fazer para os cachorros do vizinho que vivem latindo, um dos guardas me olhou bem sério e respondeu: veneno!

Falei mais um monte de coisa, nem lembro, mas falei com calma...

Mas lembro que eu já tinha falado para a mãe deles, e falei para o piá, entra no YouTube, e procura como educar o cachorro, tem o canal do dr Pet, tem um monte de gente boa dando dicas legais.

Pedi o e-mail dele, achei uma coleira com ultra-som no mercado livre, quando o cachorro começa a latir, a coleira emite um ultra som que assusta o cachorro e faz ele parar de latir, enviei o link.

Eles tem 2 cachorros, eu disse, compre uma coleira, que eu compro outra, ele disse que não precisava, que ia tomar uma atitude.

Cachorro latindo, não é problema do cachorro, é problema do dono que não tem respeito pelos outros.

Enfim, resolveu...

As cachorras começa a latir, eles já dão uma bronca nelas, e elas não latem por 5 horas seguidas...

Cachorro late, tudo bem.

O vizinho da direita tem uma vira-latinha, a Luna, ela late, dá o alerta dela e fica quietinha, não incomoda de jeito algum!

As cachorras da vizinha da esquerda, latiam por horas a fio, sem parar! Um inferno!

E porque vou construir esse "espanta cachorro" então?

Meu irmão tem o mesmo problema.

Como ele disse, no tempo do exercito, por causa de um tiro próximo ao ouvido ele ficou com um ouvido zuuuum constante, isso enche o saco, mas ele aprendeu a ignorar, mas latido de cachorro, você tem esperança de que uma hora pare, não é algo normal latir por horas seguidas.

Quando não para, vai enchendo, enchendo, enchendo...

No apartamento vizinho dele, o cachorro só não late quando os donos estão em casa, eles saem para trabalhar, o maldito não para de latir o dia inteiro!

Tem proprietário de cachorro que não tem semancol algum, tá loco.

Então, mesmo assim vou continuar a construção da "coisa", mas deixo registrado aqui, que embora seja um saco, custoso, tedioso, as vezes um problema consegue ser resolvido na conversa.

Só fiquei me imaginando no seu lugar... eu já não sou muito paciente, com certeza teria virado ***** kkkk.

Mais nos atualiza conforme o projeto andar Luigi.

obs: uma coisa que resolve é quando começar a latição compre umas bombas e solte proximo a eles (basta uma) para acabar com a farra.

@Mutleey, essa foi uma das primeiras ideias que tive, mas meu vizinho da frente já usa essa técnica, e no caso, a TeteEspidola e aLadyGaga fazem mais barulho ainda, elas não tem medo, com elas, é ao contrário...

Fui comprar as peças, mas faltou o CI e o TIP.

Vou ter que improvisar.