Jump to content
Pedro Pinheiro

Organização do script

Recommended Posts

Com o tempo eu fico adicionando variáveis nos scripts que eu crio e com o tempo ele vai crescendo crescendo crescendo e quando eu olho para o script eu vejo aquela maçaroca de coisas mortas no script. Existe alguma forma (Função no autoit) de deletar o que não está sendo usada no código e organizar sem ter que olhar linha por linha e verificar tudo o que está sendo usado ou não?

@PedroPinheiro, sua questão é ótima, mas infelizmente até hoje eu não vi nada neste sentido.

Faz algum tempo que não vasculho o forum americano atrás de novidades, pode ser que nesse tempo já tenha aparecido algo...

Fica até o convite para dar uma "fuçada" no fórum americano, o fórum alemão também é ótimo!

Embora as vezes eu sinta uma dificuldade extrema em usar as palavras certas para realizar uma pesquisa em outro idioma.

Edited by Luigi

@PedroPinheiro, a um tempo atrás tive um problema semelhante com um "script legado" que utilizo no trabalho.

O que fiz foi deixar o script ser executado normalmente por um tempo, mas no final eu gravava um log com o "valor final" de todas as variáveis.

Depois, joguei os logs no MS Excel e removi os valores duplicados, assim, pude identificar as variáveis que não estavam sendo utilizadas.

No SciTI, marquei todas as linhas que continham as variáveis e fui analisando as linhas marcadas, excluindo e modificando os trechos em que elas estavam.

Talvez este método funcione para você, pois, parafraseando o @Luigi, "até hoje não vi nada neste sentido".

Uma prática que adotei também, é utilizar o comando ConsoleWrite(), para acompanhar a execução do código pelo SciTI.

:autoit:

• Like 1

O que fiz foi deixar o script ser executado normalmente por um tempo, mas no final eu gravava um log com o "valor final" de todas as variáveis.

Depois, joguei os logs no MS Excel e removi os valores duplicados, assim, pude identificar as variáveis que não estavam sendo utilizadas.

@NOx, olha que você me deu uma ideia!

É fácil ler o início e término de cada função e fazer essa análise que você disse, e ver o que está sendo usado ou não...

É um ponto de partida!

Mas agora escrevendo isso, pensei, e se o script for "tão tão tão" grande, que você não consiga simular o uso de todas as funções?

Se o script for pequeno, poucas funções e variáveis, sussi...

Agora o frio na espinha veio: e se não for?

É fácil ler o início e término de cada função e fazer essa análise que você disse, e ver o que está sendo usado ou não...

É um ponto de partida!

Mas agora escrevendo isso, pensei, e se o script for "tão tão tão" grande, que você não consiga simular o uso de todas as funções?

@Luigi, sua ponderação é totalmente pertinente! :construction:

Eu desconheço uma função "limpa código" em qualquer linguagem. Falando à grosso modo, geralmente as IDEs alertam sobre variáveis criadas e não instanciadas ou quando uma função está utilizando uma variável não declarada ou instanciada. (e se vc excluir algo acidentalmente, as linhas que utilizam essas variáveis/funções vão ser marcadas como erro, mas não serão excluídas do código).

Acredito que a melhor forma para contornar os problemas do tipo é melhorar a organização do código.

Extra:

Sem querer "ensinar padre a rezar missa", o que eu recomendo para ajudar na manutenção, é definir uma estrutura pro script (1- variáveis, 2- funções, 3- execução).

A partir disso, o camarada começa a observar o que é comum, e pode separar. Isso já ajuda a manutenção de inclusão/exclusão de linhas.

Categorizar as funções também é uma boa prática. Isso permite criar um ".au3" exclusivo e que se pode adicionar ao ".au3" principal com #include<"*.au3">, ou seja, "regionalizar" o problema.

Eu sempre coloco nos meus scripts uma linha com parâmetros que me indicam varios erros de sintaxe e variáveis que não estão sendo usadas:

#AutoIt3Wrapper_AU3Check_Parameters=-d -w 1 -w 2 -w 3 -w 4 -w 5 -w 6

Vc pode usar também funções do obfuscador (só até a versão 3.3.9.4) na hora de compilar pois ele tira todas funções e variáveis que não estão sendo usadas e aí prá ter o código limpo vc copia o conteúdo do script _Obfuscated.au3 que foi gerado.

OBS: Fazendo assim são eliminadas até as funções dos includes que não foram usadas aí vc pode copiar tudo e criar um include só, coloque os includes no início do script para ficar fácil separar o que é include do que é do seu script!

/sf 1; Elimina todas funções que não foram usadas no script
/sv 1; Elimina todas variáveis que não foram usadas no script
  • Like 3

Eu sempre coloco nos meus scripts uma linha com parâmetros que me indicam varios erros de sintaxe e variáveis que não estão sendo usadas:

#AutoIt3Wrapper_AU3Check_Parameters=-d -w 1 -w 2 -w 3 -w 4 -w 5 -w 6

Vc pode usar também funções do obfuscador (só até a versão 3.3.9.4) na hora de compilar pois ele tira todas funções e variáveis que não estão sendo usadas e aí prá ter o código limpo vc copia o conteúdo do script _Obfuscated.au3 que foi gerado.

OBS: Fazendo assim são eliminadas até as funções dos includes que não foram usadas aí vc pode copiar tudo e criar um include só, coloque os includes no início do script para ficar fácil separar o que é include do que é do seu script!

/sf 1; Elimina todas funções que não foram usadas no script
/sv 1; Elimina todas variáveis que não foram usadas no script

Exatamente se você na hora de compilar você usar esses parâmetros dá uma "enxugada" no script.

Aqui instalei o SciTE ver 16.612.1119.0 , mais recente.

AutoIt Script Editor Downloads ou Link Direto Aqui.

Na hora de compilar apertando o atalho Ctrl + F7 ou indo com o ponteiro do mouse no Scripte clicando com o botão direito vai na opção compile with Options, vai abrir AutoIt3Wrapper GUI to Compile AutoIt3 Script (ver 16.612.1119.0)

Nas versões recentes não tem Obfuscador , mas tem Au3Check , Tidy e Au3Stripper.

Tem muita opção pra tirar coisas não utilizadas no script como por exemplo:

Na Aba Au3Check:

Possíveis Parâmetros:
  -q          : quiet (apenas erro / saída de aviso)
  -d          : como Opt ("MustDeclareVars", 1)
  -I dir      : diretórios adicionais para pesquisar arquivos de inclusão
  -U - | file : output UDFs não referenciadas e variáveis globais
  -w 1        : arquivo já incluído (ligado)
  -w 2        : falta # comments-end (on)
  -w 3        : já declarado var (desligado)
  -w 4        : var local usado no escopo global (desligado)
  -w 5        : local var declarado mas não utilizado (desligado)
  -w 6        : aviso ao usar Dim (desligado)
  -v 1        : show include caminhos / arquivos (off)
  -v 2        : mostrar tokens lexer (desligado)

Na aba Tidy:

Possíveis Parâmetros:  
  / tc n   : 0 = Tab> 0 = Número de Espaços.
  / gd     : Gerar arquivo de documentação.
  / rel    : Remove linhas vazias da fonte.
  / reel   : Remova as linhas vazias extras da fonte, deixando uma.
  / ri     : Indentação da região.
  / sci 0  : Padrão Saída mínima para o console: aviso e erros.
  / sci 1  : Mostra mais informações de progresso.
  / sci 9  : Mostra todas as linhas de depuração encontradas no Au3Stripper.log.
  / gds    : Mostra o arquivo doc gerado no Bloco de Notas.
  / sdp x  : Especifique Diffprogram para usar, por exemplo:
  / Sdp C  : \ Progra ~ 1 \ WinMerge \ winmerge.exe "% new%" "% old%"
  / nsdp   : Não executar o programa conforme especificado pelo / sdp.
  / kv n   : n = número de cópias a manter. 0 = todos
  / bdir x : x = diretório de backup de destino.
  / sf     : Classificar todos os blocos Func-Endfunc na seqüência FuncName. 
             Quando # Região- # EndRegion é usado classificá-los dentro desse escopo

E na aba Au3Stripper:

Possíveis Parâmetros:
  / tl    : Criar Au3Stripper.Log com um rastreamento de todas as ações.
  / debug : add Informações de depuração para Au3Stripper.Log.
  / pe    : Substituir e referência a uma variável Global Const com seu valor real.
  / so    : Este é o padrão quando nenhum parâmetro é fornecido. Mesmo que / sf + / sv
  / sf    : Tira todos os Func não utilizados
  / sv    : Tira todos os registos de var globais não utilizados.
  / mo    : Apenas mescla os arquivos de inclusão na origem e tira os comentários.
            Isso é semelhante ao aut2exe e ajuda a encontrar a linha de erro.
  / mi    : Define o máximo Iterations Au3Stripper irá executar. O padrão é 5.
  / rm    : Renomear variáveis e funções para um nome mais curto.
  / rsln  : Substituir @ScriptLineNumber pelo número da linha real.
  / Beta  : Usar Beta Inclui.

Tem outros recursos também é só explorar. :up:

Obs: Só toma cuidado ai pois usando esses recursos retira o #EndRegion entendeu , já usei pra deixar o script só com as funções que serão usadas e retirar as variáveis não utilizadas etc.

Retira até das includes como disse o Belini, mas tem que prestar atenção nisso ai.

Edited by Fábio iGames
  • Like 2

On 25/01/2017 at 10:19 PM, Luigi said:

É um ponto de partida!

Vcs conhecem o Autoit Debugger...

Para programas muito complexos é impossivel não trabalhar sem ele.

ele permite vc rodar o programa passo a passo até ver o conteudo de cada variavel e assim depurar tudo.

Infelismente é um projeto maravilhoso mas descontinuado...

Funciona até a versão do autoit v3.3.14.2 

acho que eu já postei aqui neste forum

Olá Odaylton.

Realmente o AutoIt Debugger é muito interessante.

Os conceitos de projeto, trabalhar com vários fontes, um debugger integrado à IDE fazem parte da maioria dos ambientes de programação de linguagens mais conhecidas por aí.

O fato de ter sido descontinuado não é problema, pois ainda funciona perfeitamente na atual versão do AutoIt. Futuramente? Vamos ver...

Minha opinião pessoal é que apesar dos recursos, não me adaptei com ele, mas isto é uma questão de gosto mesmo.

Fico um pouco chateado com os desenvolvedores originais, que são fantásticos, mas tem uma visão incorreta de sua própria criação!

O AutoIt já foi uma mera ferramenta de automação ou de produção de pequenos scripts e tal, mas hoje sua complexidade e abundância de recursos exige um tratamento bem mais profissional, com uma IDE apropriada, compilação efetiva (para eliminar os problemas de direitos autorais), uma interface para produção de janelas e relatórios, etc...

Hoje o AutoIt é uma linguagem madura, sem nada a dever para as outras, mas está sendo mantida em segundo plano por conta desta visão tacanha.

É uma pena.

• Like 1

Manimal faço das suas palavras as minhas! o AutoIT hoje em dia é sem duvida uma excepcional ferramenta seja pra automação, criação de pequenos e complexos programas.. mas o que na minha opinião poderia ser melhorado é a velocidade te interpretação do código, ou a utilização de Multithreading que já resolveria esta questão também..

• Like 1

Oi Mutleey.

Quando em falo em compilação efetiva, eu quero dizer, eliminação do interpretador e criação de código de máquina mesmo! Com isto, naturalmente, a velocidade de execução aumenta.

Quanto ao multi-threading já depende muito mais de conceitos da linguagem do que mudança do compilador... Mas é uma possibilidade!

Não percebemos, mas várias linguagens atualmente são interpretadas, principalmente as Web, naturalmente por causa do próprio ambiente e isto é uma tendência. Empresas como a Google, lançando a plataforma CSP e outras na mesma linha, que trabalham os conceitos de "containers" vão cada vez mais caminhando neste sentido.

A compilação efetiva é coisa de desktop e por tabela voltada especificamente a uma plataforma apenas. Ou Windows ou Mac, por exemplo. Não é possível compilar para as duas simultaneamente. A solução disto é os containers, que resolvem essa questão e permitem que o mesmo código seja executado em qualquer dispositivo. O custo disto é a lentidão das plataformas.

O melhor exemplo disto é a linguagem Java, que roda em trocentos equipamentos. Eu não gosto de Java, nunca fui com a forma como a linguagem foi implementada, mas reconheço que o conceito de amplitude dela é muito interessante.

Como comentei antes porém, é necessário um "layer" adicional que interprete a linguagem e converta para os códigos de máquina do dispositivo em que ela está rodando e isto "acaba" com a velocidade, sem falar da memória necessária.

Este é o motivo pelo qual precisamos instalar (ou atualizar) o JRE (Java Runtime Environment) em tudo que é lugar.

Infelizmente reconheço que a compilação efetiva, tornar-se á muito complicada, demorada e cara de manter, a ponto de ser comercialmente viável. Portanto, acostumemo-nos com os interpretadores ;)

Olá Manimal, poxa uma pena mesmo.. uma compilação efetiva com AutoIT seria o ideial, resolveria a questão da velocidade e dos decompiladores, mais infelizmente com certeza isso não irá acontecer.

• Like 1