Jump to content
Parkeless

Depurando no SciTE/Autoit

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Ainda estou conhecendo o AutoIt; como só programava em VBA, quase tudo está sendo uma novidade para mim... e um ponto tem me incomodado muito: a depuração do código.

No VBA, podemos executar nosso código linha a linha, através da tecla F8; além disso, temos uma tela de verificação imediata, em que posso obter o valor corrente de qualquer variável declarada, além de poder testar uma declaração específica, com a execução pausada. Também dá para executar o código só a partir de "x" linha. Mas não localizei nada parecido no SciTE.

Estou tentando contornar essa situação utilizando Msgboxes e ConsoleWtrites pelo código, mas isso é feito durante a execução; talvez por estar acostumado com o VBA, tenho muita dificuldade para encontrar as falhas no código quando ocorrem. E quando o código é longo, mas o erro só está no final, copio e colo só o final em uma janela de script vazia para executar de lá, mas geralmente há variáveis no meio que tenho que incluir; isso acaba dando muito mais trabalho do que deveria...

Há uma forma melhor de se depurar um código do AutoIt?

Obs.: Só para constar, não me refiro a falhas do tipo sintaxe, que o SciTE encerra o script e destaca a linha em amarelo/vermelho.

Muito boa essa solução, ainda não conhecia e a dúvida do Parkeless também me ajudou, pois venho de um conhecimento de DotNet e me fazia falta depurar o código, com certeza vou usar também.

Já instalado e em uso.

Obrigado!

Muito boa essa solução, ainda não conhecia e a dúvida do Parkeless também me ajudou, pois venho de um conhecimento de DotNet e me fazia falta depurar o código, com certeza vou usar também.

Já instalado e em uso.

Obrigado!

@BigMen essa solução é bem legal. Tem uma funcionalidade que ele mostra os erros bem no código. Além de ir depurando quando é habilitado o Trace Lines em Tools no SciTE

Então Max.Santiago, eu tinha um código aqui que ontem estava rodando, depois que instalei ele, não funcionou mais, apareceu uns erros. Fiz a correção e funcionou novamente. Eu acredito que ele inspeciona se o código está com erros que o usuário não vê. Agora vou ver todas essas opções que apareceu no Tools.

Após novo testes, pude verificar se todas a telas do meu código tiveram que ser alteradas. Isso porque a pessoa que desenvolveu o código ou copiou, não aplicou a forma correta.

Foi utilizado:

Dim para declaração de variável

Variável sem definição como local ou global

Função sem chamadas em outras funções

e acredite, estava funcionando, mas agora o aplicativo SciTE4AutoIt verificou isso e não deixou o código rodar.

Desculpa se falei demais no post de outro, mas achei que fosse pertinente.

Edited by BigMen

:autoit: ConsoleWrite() é muito útil na depuração no SciTE. Podemos descrever tudo que acontece e verificar os retornos. :ninja:

ConsoleWrite("");

Olá Brasileiros... apos muito tempo tendo que usar o tradutor do google para poder falar no forum do autoit, finalmente vou ficar feliz de ajudar aqui neste forum...

Quanto ao debug do autoit é muito ruim mesmo...
Existe uma solução de um velho programa chamado AutoitDebugguer
Infelismente o desenvolvedor abandonou com o projeto que tinha muito futuro mas o pessoal do autoit não dava muita bola para o projeto pois era feito em .net
segue em anexo o zip dos arquivos de instalação da versão mais recente...

https://www.autoitscript.com/forum/applications/core/interface/file/attachment.php?id=46752

Aproveite para baichar em quante ele existe.
mas tem 1 problema.... :mad2:

O criador não teve o tato com a internacionalização e com isso se vc escrever um novo programa e usar "ç" ou acentos com "é" por exemplo durante a depuração pode surgir erros inesperados....
Mas nem tudo está perdido... eu apos muita dor de cabeça consegui driblar este erro gerando um arquivo au3 com um formato de dados UDF-8 que com isso os acentos começaram a funcionar sem problema.
segue em anexo o arquivo 0Projeto.au3 que serve como base para novos projetos...

Inclui nele o meu arquivo pabrão que poderá ser util...

tem tambem um programinha que gera uma copia BKP datada para vc poder acompanhar a evolução de um grande projeto

Espero que seja util para todos do forum...

Projeto.au3

BKPS-Run.au3

Edited by odaylton
  • Like 1

Muito bom odaylton, seja bem vindo a comunidade e espero que traga novas soluções para engrandecer o conhecimento de todos. Não tenho muito conhecimento de AutoIt, mas vou dar uma olhada no material que colocou e aprender um pouco mais.

Fico feliz que tenha encontrado esse fórum, agora poderá contribuir melhor.

• Like 1
  • Thanks 1

On 04/11/2016 at 8:54 AM, BigMen said:

Muito bom odaylton, seja bem vindo a comunidade e espero que traga novas soluções para engrandecer o conhecimento de todos. Não tenho muito conhecimento de AutoIt, mas vou dar uma olhada no material que colocou e aprender um pouco mais.

Fico feliz que tenha encontrado esse fórum, agora poderá contribuir melhor.

Tenho alguma experiencia em autoit e fico a disposição para tirar duvidas ...